Uma bandeira do regime nazista alemão foi hasteada no Colégio Militar do Rio de Janeiro, no bairro do Maracanã, na última sexta-feira (1). O símbolo da barbárie foi erguido no parque aquático da unidade de ensino em uma encenação sobre a criação da Força Expedicionária Brasileira (FEB), que lutou contra a Alemanha e seus aliados durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).
Segundo informações da coluna de Lauro Jardim, do jornal O Globo, a encenação com a bandeira nazista contou com a participação de civis e militares. Em um dos momentos da atividade, houve até uma saudação ao ditador alemão Adolf Hitler.
Confira o vídeo com parte da apresentação:
A atividade do Exército, segundo a coluna, tentava reproduzir a rendição de divisões alemãs e italianas aos brasileiros em abril de 1945, onde participaram os membros da FEB na cidade de Fornovo di Taro.
Leia também
A encenação militar fez parte de uma comemoração da arma de Infantaria do Colégio Militar do Rio de Janeiro e foi promovida pela Diretoria do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército (DPHCEx). A intenção do Exército, segundo a coluna, foi “conceber maior realismo à encenação”.
O Exército afirmou que “não houve qualquer apologia à ideologia” e que “o sentido da encenação foi justamente o contrário”. O objetivo, em tese, era “reverenciar a memória de brasileiros que lutaram bravamente em solo europeu e/ou defenderam o nosso litoral, combatendo pela liberdade mundial”.
Publicidade