Pesquisa Exame/Ideia divulgada nesta quinta-feira (23) aponta crescimento de quatro percentuais nas intenções de voto do ex-presidente Lula (PT) e do presidente Jair Bolsonaro (PL) na comparação com o levantamento anterior, feito em maio. Lula aparece com 45% das intenções e Bolsonaro, com 36%. Ciro Gomes (PDT) tem 7%, Simone Tebet (MDB), 3%, e André Janones (Avante), 1%.
Esta é a primeira pesquisa sem o nome do ex-governador João Doria (PSDB). Por causa disso, destacam a revista e o instituto, não é possível comparar os dados com o levantamento anterior. Os números são de pesquisa estimulada, em que os nomes são apresentados em forma de lista aos entrevistados.
Foram ouvidas, por telefone fixo e celular, 1.500 pessoas entre os dias 17 e 22 de junho. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-02845-2022. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.
Segundo o fundador do Ideia, Maurício Moura, o crescimento de Lula no primeiro turno pode levar a uma definição da eleição. “Há um movimento positivo para o ex-presidente Lula em termos de comparação com o Bolsonaro, mas o mais importante disso é que vemos uma possibilidade maior da eleição acabar no primeiro turno”, afirma.
Leia também
Bolsonaro tem vantagem sobre Lula no Norte (38% a 23%), no Centro-Oeste (36% a 24%), e no Sul (28% a 26%). O petista está na dianteira no Nordeste, com 51% contra 22%. No Sudeste o cenário é de empate, com os dois pré-candidatos pontuando 33% em um primeiro turno.
De acordo com a pesquisa, na simulação do segundo turno, Lula e Bolsonaro ganharam dois pontos percentuais de intenção de voto. O número está dentro da margem de erro da pesquisa e mantém a diferença entre os dois, alcançada em abril, que é de nove pontos.
PublicidadeA pesquisa simulou ainda mais quatro cenários de segundo turno. O ex-presidente venceria os confrontos com Ciro Gomes e Simone Tebet. Bolsonaro também venceria as disputas com o ex-governador do Ceará e com a senadora. O Datafolha deve divulgar nova pesquisa ainda nesta quinta-feira (23).