A Jovem Pan demitiu nesta quarta-feira (9) o ex-BBB Adrilles Jorge após o comentarista reproduzir a saudação nazista durante transmissão ao vivo na TV nessa terça-feira (8). Em nota divulgada após forte repercussão do episódio, a emissora afirmou que repudia qualquer manifestação em defesa do nazismo e suas ideias.
Adrilles comentava o desligamento do youtuber Monark do Flow Podcast após manifestação entendida como pró-nazista dita durante episódio gravado na segunda-feira (7). Na ocasião, o apresentador defendeu o direito de expressão de antissemitas e da criação de um partido nazista, partindo do princípio de que o regime comunista também causou mortes e ainda assim tem espaço na democracia brasileira.
“Se o cara quiser ser antijudeu, eu acho que ele deveria ter o direito de ser.” Monark também disse acreditar que “tinha que ter um partido nazista reconhecido pela lei”. A declaração ainda gerou um debate dentro do estúdio, que contava com a presença dos deputados Tabata Amaral (PSB-SP) e Kim Kataguiri (DEM-SP).
Leia também
Durante o programa da Jovem Pan, Adrilles afirmou ser contrário à existência de um partido nazista, movimento que considerou como “absolutamente asqueroso”, baseado no extermínio de uma etnia. Em seguida, ele relativizou o número de mortes pelo nazismo. “O nazismo matou 6 milhões de judeus, o comunismo matou mais de 100 milhões de pessoas e hoje é visto aqui no Brasil como uma coisa livre, absolutamente liberada, com partidos normalizados”, disse o comentarista no programa “Opinião”. Momentos depois, ao final do debate, ele reproduziu gesto entendido por internautas como a saudação nazista “Sieg Heil”. O apresentador William Travassos encerrou o programa, falando por cima de Adrilles. Ao ver o gesto do comentarista, o apresentador falou “surreal, Adrilles”.
Em suas redes sociais, o comentarista afirmou que o gesto se tratou de um tchau e disse que nazista é “sanha canceladora” dos internautas.
A insanidade dos canceladores ultrapassou o limite da loucura . Depois de um discurso meu veemente contra qualquer defesa de nazismo, Um tchau é interpretado como um saudação nazista . Nazista é a sanha canceladora que não enxerga o próprio senso assassino do ridículo
— Adrilles Jorge (@AdrillesRJorge) February 9, 2022
A Jovem Pan se posicionou afirmando que repudia qualquer manifestação em defesa do nazismo e suas ideias e reforça que preza pelo livre debate de ideias, mas que não endossam manifestações que levam ao discurso de ódio. O grupo aponta ainda que os comentaristas são livres para se posicionarem da maneira que melhor entenderem, e que isso não reflete a opinião da emissora.
COMUNICADO DO GRUPO JOVEM PAN pic.twitter.com/56z6eBizt7
— Jovem Pan News (@JovemPanNews) February 9, 2022
O comentarista se manifestou nas redes sobre a demissão: “Fui demitido da Jovem Pan. Por dar um tchau deturpado por canceladores. Infelizmente a pressão de uma turba canceladora e sua sanha de sangue surtiram efeito. Agradeço a Jovem Pan pela oportunidade e a todos os amigos que lá conquistei e que em mim confiam e apoiam.”