O empresário Airton Antonio Soligo, conhecido como Airton Cascavel, ex-assessor do ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello, foi preso em Boa Vista, Roraima, nesta terça-feira (8) pela Polícia Civil de Santa Catarina. Cascavel é acusado de estuprar uma jovem de 18 anos em Joinville. O Congresso em Foco não conseguiu localizar a defesa do acusado.
De acordo com os dados da investigação, a jovem trabalhava na casa da mãe do suspeito, na cidade de Santa Catarina. A vítima, conforme os investigadores, trabalhava cuidando da proprietária da residência. O inquérito policial ainda está em andamento.
A apuração foi conduzida após uma denúncia anônima pelo Disque 181. Os agentes catarinenses foram até o Norte do país para cumprir um mandado de prisão expedido pela 1ª Vara Criminal de Santa Catarina.
Soligo ganhou projeção nacional depois de ser ouvido pela CPI da Covid no Senado. Cascavel era conhecido como “número dois” do Ministério da Saúde durante a gestão de Eduardo Pazuello, responsável pela intermediação política da pasta com estados e municípios. Na gestão, ele teria atuado informalmente durante meses no ministério, mesmo sem ter qualquer vínculo com o setor público.
Leia também
Após deixar o cargo, ele começou a atuar como secretário da Saúde de Roraima.
O empresário também é réu em um outro processo por suspeita de estuprar uma criança da própria família. O caso foi aceito pelo Ministério Público em 2021 e corre em segredo de Justiça. O espaço está aberto para manifestação da defesa a qualquer tempo.