O Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos incluiu o Brasil em uma lista de países com risco “muito alto” para contaminação por covid-19, e orienta norte-americanos a não viajar para o país.
Conforme o CDC, o Brasil apresenta risco 4 para a doença, o mais alto da escala montada pelo órgão. Também estão na lista outras regiões como Anguila, Cingapura, Chile, Equador, Guiana Francesa, Kosovo, México, Moldova, Paraguai, São Vicente, Granadinas e Filipinas. No total, estão na lista 128 regiões consideradas de risco por coronavírus.
Segundo a classificação, os países que apresentam risco baixo devem ser visitados caso o viajante esteja completamente vacinado, respeitando as medidas sanitárias; para aqueles com risco moderado a recomendação é evitar caso não estiver completamente vacinado ou for paciente de risco para a covid-19; as regiões classificadas como de alto risco devem ser evitadas caso seja viagem não essencial; já para as localidades com risco muito alto a orientação é não viajar.
Leia também
O ranking foi feito a partir de dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da divisão de doenças virais do Centro Nacional de Imunização e Doenças Respiratórias (NCIRD) dos EUA.
O alerta do órgão para viajantes com destino para o Brasil acontece em meio a nosso avanço de casos de covid-19, ocasionado pela disseminação da variante ômicron no país. Segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde na segunda-feira (31), foram registrados 77.947 novos casos de covid e 284 mortes nas últimas 24 horas. O Brasil ocupa a 12ª posição do ranking mundial de mortes por milhão de habitantes, com 2.940. O Peru lidera a lista, com registro de 6.160 mortes por milhão.