Por Edson Sardinha
Três associações industriais lançam nesta quinta-feira (13), no Congresso Nacional, uma entidade com o propósito de difundir programas que promovam a sustentabilidade e a economia circular a partir da ampliação da reciclagem de vidro no Brasil. Com atuação no terceiro setor, a Associação Brasileira Gestora da Logística Reversa de Embalagens de Vidro, também batizada de Circula Vidro, pretende ampliar de 11% para 40% o índice de reciclagem do material até 2032 no Brasil.
A iniciativa é encampada pela Associação Brasileira das Indústrias de Vidro (Abividro), pela Associação Brasileira de Bebidas (Abrabe) e Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja (Sindicerv).
“A cada quilo de vidro recolhido, pode-se produzir um quilo de vidro para voltar ao consumo. O aproveitamento é de 100%. O vidro é um protagonista da reciclagem de resíduos sólidos”, destaca o CEO da Circula Vidro, o advogado e especialista em sustentabilidade Fábio Ferreira.
O plano da entidade é difundir esse conceito entre todos os segmentos da sociedade, desde os setores que mais utilizam vidro, em forma de embalagem, como hotelaria, bares e restaurantes, cosméticos, medicamentos, entre outros, até o consumidor final. “Teremos programas educativos e parcerias com políticas públicas em todo o Brasil, para incrementar a reciclagem do vidro e ampliar os conceitos de sustentabilidade”, acrescenta Fábio.
Leia também
A Circula Vidro, segundo o CEO, pretende implantar o conteúdo do decreto federal 11.300/2022. A norma regulamentou a logística reversa de embalagens de vidro colocadas no mercado interno mediante o retorno das embalagens após o uso pelo consumidor, de forma paralela e independente do serviço público de limpeza urbana e de manejo dos resíduos sólidos.