Gravação divulgada pela rede de TV Al Jazeera mostra um encontro, em data não especificada, entre o indigenista Bruno Pereira e o pescador Amarildo da Costa Oliveira, o Pelado, assassino confesso do ambientalista e do jornalista inglês Dom Phillips. No vídeo, Bruno segue em um barco da patrulha indígena pelas águas do rio Itaquaí, onde ele e Dom foram vistos pela última vez, e aborda a embarcação de Pelado. O indigenista o alerta sobre a pesca ilegal em terra indígena. O pescador retruca. “Essa área aqui é zona de pesca, tu sabe disso. A área aqui é da comunidade, não tem nada a ver com indígena não. Vai tomar teu rumo aí”, diz ele enquanto segura uma faca e aparentemente uma manga.
O vídeo abaixo foi reproduzido pelo site Headline:
As agências também conseguiram localizar a lancha utilizada na fuga dos assassinos Oseney da Costa de Oliveira e Amarildo ‘Pelado’ da Costa Oliveira.
Leia também
De acordo com a Polícia Federal (PF), o depoimento de Amarildo foi a principal fonte para dar fim aos 11 dias de busca. Ele e seu irmão Oseney confessaram os assassinatos, que sucedeu uma série de ameaças contra Bruno Pereira. O indigenista já havia cruzado com os dois em momentos anteriores na região, onde flagrou os irmãos realizando pesca ilegal. A perícia da PF também localizou sangue na lancha de Amarildo. Bruno e Dom foram assassinados e tiveram ser corpos esquartejados e incendiados.