Em seu primeiro compromisso fora de Brasília após ser empossado no último domingo (1), o presidente Lula compareceu ao funeral de Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, em Santos, na Vila Belmiro. Ele estava acompanhado da primeira-dama, Janja Lula da Silva. Nessa segunda-feira (2), o presidente e sua esposa enviaram uma coroa de flores para o velório do ex-atleta. Pelé solicitou à família que seu funeral fosse realizado após a posse do novo presidente.
Lula chegou ao aeroporto de Congonhas, em São Paulo, por volta das 8h20. Desembarcou no estádio Ulrico Mursa, da Portuguesa Santista, localizado a 500 metros da Vila Belmiro, às 9h após tomar um helicóptero, depois seguiu para o funeral em um carro preto.
Durante sua chegada, o petista foi aplaudido por apoiadores enquanto alguns gritavam o seu nome. Ele realizou alguns acenos aos simpatizantes, mas evitou sorrir. Lula participou da cerimônia religiosa e cumprimentou os familiares de Pelé, depois partiu de volta a Brasília às 9h50.
Homenagem ao Rei
Leia também
Durante a posse no Congresso Nacional, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), solicitou aos presentes um minuto de silêncio pela morte do rei do futebol antes de abrir a cerimônia.
“Antes de prosseguirmos com essa solenidade, peço a permissão de todos para rendermos as nossas homenagens póstumas ao grande brasileiro e rei do futebol, Edson Arantes do Nascimento, o nosso querido Pelé”, disse Pacheco.
Com exceção do ex-volante Mauro Silva, nenhum atleta que conquistou o tetra ou o pentacampeonato compareceu ao velório de Pelé. A ausência de ex-jogadores como Kaká, Cafu, Ronaldo e Rivaldo motivou críticas aos ex-desportistas nas redes sociais nesta terça. Pelé morreu na sexta-feira, aos 82 anos, vítima de um câncer no cólon. Em 2012, ele visitou Lula, que enfrentava um câncer de laringe.
Último adeus
O corpo do ex-jogador saiu da Vila Belmiro por cerca das 10h desta terça-feira para o cortejo em carro aberto pelas ruas de Santos, para que fãs e admiradores prestassem a última homenagem a Pelé. O trajeto até o local de sepultamento tinha a duração de uma hora.
O caminho programado engloba a saída do estádio, passando em cortejo até o Canal 6, que fica na Avenida Joaquim Montenegro, com trajeto feito na ida pelo Canal 2 e praia, realizando retorno pela praia até o Canal 1, por onde o caixão em carro aberto dos Bombeiros tem previsão de chegar ao cemitério.
Pelé pediu à família que fosse enterrado no jazigo no nono andar do cemitério Memorial Nécropole Ecumênica, por dar vista ao estádio da Vila Belmiro, onde atuou muitos anos pelo santos, além de ficar próximo de seu pai, João Ramos do Nascimento, o Dondinho, que está no mesmo andar. Mas com o interesse do público, a família decidiu sepultar o Rei no mausoléu especial construído no primeiro andar do mesmo edifício.
De acordo com a administração do edifício onde Edson Arantes será sepultado, o Memorial Necrópole Ecumênica está no Guiness World Record como o cemitério vertical mais alto do mundo. O complexo de 40 mil metros quadrados, que está sobre um morro, foi construído em uma área de Mata Atlântica e inaugurado em 1991.