Em pré-campanha pela reeleição, o presidente Jair Bolsonaro (PL) participou na manhã deste sábado (9) da 20ª Marcha para Jesus em São Paulo. De cima de um carro de som, ele discursou para os religiosos evangélicos e apoiadores presentes repetindo frases de tom ideológico em que coloca as eleições deste ano como uma disputa do bem contra o mal. Bolsonaro também fez referência a “dores do socialismo” ao falar de países vizinhos ao Brasil na América do Sul, onde recentes resultados trouxeram de volta ao poder líderes políticos de esquerda.
“Nós somos a maioria do país, a maioria do bem. E nesta guerra do bem contra o mal o bem vencerá mais uma vez. Eu peço a Deus todos os dias quando levanto, dobro os joelhos e rezo um Pai Nosso para que o nosso povo não experimente as dores do socialismo. […] Olhem ao nosso redor na América do Sul, vejam como os povos e seus países estão vivendo, vejam como convivem os nossos irmãos da Venezuela. Como estão indo outros países como Chile, Colômbia e Argentina. Nós não queremos isso para o nosso Brasil.”
Leia também
Ainda em seu discurso, o presidente fez referência a pautas conservadoras e reforçou sua posição contra a liberação das drogas e contra o aborto.
À tarde o presidente voltou a discursar, desta vez em um palco e disse que o seu governo extinguiu a corrupção do país.
“Tem uma coisa que nos faz vencer: a consciência tranquila. É o governo que acabou com a palavra corrupção, e sempre digo: se aparecer, ajudaremos a investigar. Isso não é virtude de um governo, é obrigação”, disse.
O evento é organizado pela Igreja Renascer em Cristo e teve início às 9h30 com a Marcha Kids, com programações destinadas a crianças. Até o final do evento são esperados 10 trios elétricos percorrendo uma distância de 3,5 km. Mais de 3.500 pessoas estão envolvidas na organização. A última edição ocorreu em 2019, antes da pandemia, e reuniu dois milhões de pessoas.
PublicidadeDe acordo com matéria publicada pelo jornal Folha de S. Paulo, a Marcha deste ano recebeu R$ 1,7 milhão em emendas de vereadores paulistas. O vereador João Jorge (PSDB) destinou R$ 1 milhão e o vereador Missionário José Olímpio (PL), R% 710 mil.
A Marcha para Jesus paulista acontece na zona norte da cidade. Bolsonaro chegou pouco antes das 10h acompanhado de alguns vereadores e deputados federais paulistas.
O presidente seguiu de São Paulo para Minas Gerais, onde participa da Marcha para Jesus em Uberlândia. Está previsto uma motociata na cidade mineira.