Candidato ao governo de São Paulo, o ex-ministro da infraestrutura, Tarcísio de Freitas (Republicanos), esqueceu o local onde vota. O candidato foi questionado durante uma entrevista e afirmou que “é um colégio”. A entrevistadora então pergunta ao menos o bairro, e Tarcísio afirma que a resposta “fugiu da cabeça”.
Confira o momento:
O Tarcísio morava em Brasília até o início da corrida eleitoral, quando alterou o seu domicílio eleitoral para a cidade de São José dos Campos em janeiro deste ano. A movimentação chamou a atenção de opositores, que questionaram a mudança e afirmaram que Tarcísio não conhecia o estado por onde é candidato.
A legislação eleitoral exige residência mínima de três meses no novo domicílio para transferir o título de eleitor. Em setembro de 2021, Tarcísio alugou um apartamento em um bairro nobre da cidade diretamente de seu cunhado.
No entanto, uma reportagem da Folha de São Paulo, divulgada no dia 17 de junho, mostrou que o candidato não morava no endereço declarado. Ao jornal, o ex-ministro teria afirmado que não morava no apartamento e que estaria mantendo uma base na capital paulista por conta dos compromissos oficiais de pré-campanha.
Leia também
A questão foi judicializada, mas o Ministério Público Estadual arquivou o processo. O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) aprovou o registro de candidatura de Tarcísio na semana passada.
Oponentes ironizam
Nas redes sociais, os oponentes de Tarcísio na disputa pelo governo de São Paulo ironizaram o acontecido. Líder nas pesquisas, Fernando Haddad (PT) postou: “A quem interessar, eu voto há anos na Zona Eleitoral 258 – Seção 10, em Indianópolis”.
A quem interessar, eu voto há anos na Zona Eleitoral 258 – Seção 10, em Indianópolis.
— Fernando Haddad (@Haddad_Fernando) September 22, 2022
Governador de São Paulo e candidato à reeleição, Rodrigo Garcia (PSDB) indicou o site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e escreveu para Tarcísio: “já que é a primeira vez que você vota em São Paulo, clica aqui pra descobrir o seu local de votação”.
.@tarcisiogdf já que é a primeira vez que você vota em SP, clica aqui pra descobrir o seu local de votação ➡️ https://t.co/H7BCvu5wvo pic.twitter.com/ekiWPYC7zl
— Rodrigo Garcia (@rodrigogarcia_) September 22, 2022
Tarcísio respondeu a provocação, e afirmou que esqueceu o nome da escola enquanto Rodrigo Garcia e o ex-governador de São Paulo, João Doria, “esqueceram das pessoas”. “Disso o povo de São Paulo lembra muito bem, ‘governador’”, escreveu o ex-ministro.