Levantamento realizado pela GloboNews mostra que as cidades mais beneficiadas por emendas Pix têm um índice de reeleição dos prefeitos superior a 90%. Nas 100 cidades que mais receberam esse tipo de transferência, 58 prefeitos concorriam pela reeleição e 54 conseguiram vencer a disputa.
- As emendas Pix são um tipo específico de emenda parlamentar — ou seja, uma quantidade específica de dinheiro no orçamento do governo que terá o seu destino escolhido por algum deputado ou senador. O apelido “emenda Pix” vem do fato de que esse tipo de emenda é uma transferência direta de recursos do caixa da União para a conta bancária de algum estado ou município.
- Por conta disso, as emendas Pix costumam ser criticadas por falta de transparência: como a transferência é diretamente do governo para o estado ou município, não há clareza sobre qual será o uso daquele dinheiro.
O levantamento indica ainda as quatro cidades mais beneficiadas pelas emendas Pix. Nas três primeiras, que são Macapá (AP), Coari (AM) e Coração de Maria (BA), o atual prefeito conseguiu se reeleger. Em Cotia (SP), quarto maior destino para esse tipo de transferência, o prefeito Rogerio Franco apoiou a candidata Ângela Maluf (PSD), que foi derrotada.
Leia também
A correlação entre emendas Pix e reeleição de prefeitos também coloca luz sobre outra crítica feita a esse tipo de transferência, relacionada à desigualdade entre municípios. Parlamentares e senadores costumam direcionar as emendas a cidades da sua base eleitoral, que ficam privilegiadas frente às outras. O levantamento indica que este privilégio pode estar resultando em uma aprovação mais alta das gestões locais, o que dá mais espaço para acordos políticos.