Com 96,12% das urnas apuradas, a cidade de Curitiba (PR) elegeu como prefeito seu o candidato Eduardo Pimentel, do PSD. Ele recebeu 508.790 votos, que correspondem a 57,47% dos votos válidos. Em segundo lugar ficou Cristina Graeml, do PMB, com 376.481 eleitores, equivalentes a 42,53%.
Empresário do ramo automobilístico, Eduardo Pimentel pertence ao grupo político do governador do Paraná, Ratinho Junior, do mesmo partido. Ele exerce, desde 2023, o cargo de Secretário de Cidades do estado. Como candidato, entra como sucessor do atual prefeito Rafael Greca, que encerra neste ano o limite legal de mandatos sucessivos para exercício da função.
Confira os resultados:
-Eduardo Pimentel: 57,47%
-Cristina Graeml: 42,53%
-Brancos: 2,91%
-Nulos: 4,14%
Seu vice será o ex-deputado Paulo Martins, do PL. Ele é aliado próximo do ex-presidente Jair Bolsonaro: em seu mandato na Câmara, entre 2019 e 2022, chegou a presidir a comissão da PEC do voto impresso, uma das principais pautas na agenda legislativa do último governo.
Leia também
Sua disputa pelo segundo turno por Curitiba foi marcada exatamente pela disputa dos votos do ex-presidente: sua concorrente, Cristina Graeml, também se declarou como candidata conservadora, em muitos momentos defendendo pautas mais radicais do que as da chapa Pimentel-Martins. A família Bolsonaro acabou mantendo a neutralidade.
- Leia mais sobre as eleições 2024