O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), reuniu-se com o pré-candidato ao Planalto pelo Podemos, Sergio Moro, na manhã deste sábado (4). Após o encontro, Leite afirmou ao Congresso em Foco que percebeu “boas condições de convergências”. O encontro aconteceu no Palácio Piratini, sede do governo gaúcho.
“Foi uma conversa para dividir impressões e debater temas de interesse nacional. Percebi boas condições de convergências. Interesse comum em ajudar o país a ter uma alternativa em 2022 à polarização instalada”, disse.
Após ser derrotado nas prévias eleitorais do PSDB pelo governador de São Paulo, João Doria, Leite tem pressionado o partido a fechar uma aliança com Sergio Moro para derrotar o presidente Jair Bolsonaro e o ex-presidente Lula nas eleições do próximo ano.
Leia também
Nas redes sociais, Leite afirmou que a conversa teve o objetivo de “combater as desigualdades” e trazê-lo de volta ao “equilíbrio e bom senso”.
Em nota, o Podemos de Moro disse que a pauta da conversa também contou com os desafios da construção de “um Brasil justo para todos”. A frase tem sido o lema adotado pelo partido para consolidar a candidatura do ex-ministro da Justiça e ex-juiz.
Ele afirmou ter tido uma “boa conversa” com o governador. “É fundamental criarmos pontes para que possamos construir o país que merecemos: longe do passado de corrupção e sem autoritarismo, inflação, pobreza e desemprego”, escreveu. A presidente nacional do Podemos, deputada federal Renata Abreu (SP), também participou da reunião.
Neste sábado, a sigla realiza a Convenção Estadual no Rio Grande do Sul. Algumas lideranças políticas gaúchas vão se filiar ao Podemos durante o evento. Entre elas, o deputado Maurício Dziedricki, que deixa o PTB. Como deputado federal, o gaúcho só poderia se filiar em meados de março pela janela partidária, mas Dziedricki conseguiu uma carta de anuência para se desfiliar do partido de Roberto Jefferson.