A comissão especial que analisa a PEC 125/2011, que prevê a mudança do sistema político brasileiro, realizou uma sessão de pouco mais de meia hora nesta tarde e, após pedido de vista conjunta, o debate foi adiado por duas sessões.
Originalmente, a proposta de emenda à Constituição tratava apenas da não realização de eleições em datas próximas a feriados. Porém, a relatora, deputada Renata Abreu (Podemos -SP) ampliou o escopo do texto e propôs uma série de outras mudanças no processo eleitoral.
O conteúdo deste texto foi publicado antes no Congresso em Foco Insider, serviço exclusivo de informações sobre política e economia do Congresso em Foco. Para assinar, entre em contato com comercial@congressoemfoco.com.br.
Leia também
Em meio às negociações com as bancadas, a relatora – que preside o Podemos – afirmou que ainda não há acordo, principalmente em torno de qual será o novo sistema político.
Hoje, a deputada ainda apresentou mais uma versão de seu parecer, com alterações em relação à versão protocolada ontem.
Após pressão da bancada feminina e de organizações da sociedade civil, foi retirada, por exemplo trecho que alterava as cotas de gênero nas eleições.
Com a previsão de início do recesso parlamentar no próximo dia 18, a discussão da PEC só deve ser retomada em agosto.
Leia a íntegra do parecer da relatora:
> Reforma política coíbe emparelhamento da máquina, defende relatora