Parlamentares se manifestaram nas redes sociais em solidariedade à atriz Gio Ewbank e ao ator Bruno Gagliasso após um ataque racista contra os filhos do casal ocorrido em Portugal nesse sábado (30). Deputados elogiaram a postura enérgica do casal diante dos ataques racistas aos seus filhos, naturais do Malaui, e a um grupo de angolanos. A deputada Benedita da Silva (PT-RJ) lamentou o episódio: “Não dá para aceitar viver em um mundo que não seja seguro para crianças negras”. “Temos que sempre nos indignar e lutar para que os casos de racismo não se repitam!”, completou a parlamentar, que considerou a postura da atriz “impecável”.
Não dá para aceitar viver em um mundo que não seja seguro para crianças negras. Temos que sempre nos indignar e lutar para que os casos de racismo não se repitam!
Postura impecável da @gioewbank em defender seus filhos! Minha solidariedade à família e meu amor para as crianças.
Leia também
— Benedita da Silva (@dasilvabenedita) July 30, 2022
Líder do Psol na Câmara, a deputada Sâmia Bomfim (SP) afirmou que a prisão da mulher racista “é o mínimo”. “A perversidade racista contra duas crianças é asquerosa e deve ser respondida imediatamente. Toda minha solidariedade à família!”, escreveu a deputada.
Lute como uma mãe! A prisão da mulher que foi racista com Títi e Bless, filhos da @gioewbank e @brunogagliasso, é o mínimo. A perversidade racista contra duas crianças é asquerosa e deve ser respondida imediatamente. Toda minha solidariedade à família! Racistas não passarão!
— Sâmia Bomfim (@samiabomfim) July 31, 2022
O deputado David Miranda (PDT-RJ) também manifestou sua solidariedade, destacando que é “uma tristeza que as crianças sejam sujeitas a tamanha maldade”.
Minha solidariedade a Giovanna Ewbank (@gioewbank) e a sua família pelos ataques racistas que seus filhos sofreram em Portugal. É uma tristeza que as crianças sejam sujeitas a tamanha maldade. Vocês são uma fortaleza, Gio! Força sempre!
— David Miranda (@davidmirandario) July 30, 2022
Outras manifestações
Alexandre Frota (PSDB-SP)
Absurdo uma vergonha o que aconteceu,prisão para a mulher que foi racista com os filhos da @gioewbank e @brunogagliasso,racismo contra duas crianças um crime . Toda minha solidariedade para a família . Racismo basta 🇧🇷
— Alexandre Frota#777🇧🇷 (@77_frota) July 31, 2022
Jandira Feghali (PCdoB-RJ)
Toda solidariedade à família de @gioewbank vítima do crime de racismo em Portugal. Na mesma semana, @babithomaz já havia sido alvo de agressivos ataques xenófobos por parte de um motorista de uber em Lisboa, um triste sinal do avanço da intolerância. NÃO PASSARÃO!!!! pic.twitter.com/Dk2HZlvWsk
— Jandira Feghali 🇧🇷🚩 (@jandira_feghali) July 31, 2022
Valmir Assunção (PT-BA)
Todo meu apoio e solidariedade a @gioewbank e @brunogagliasso e seus filhos. A reação da apresentadora foi de uma mãe indignada! Racismo é nojento, é criminoso. Que a família esteja bem!
— Valmir Assunção (@DepValmir) July 31, 2022
Entenda o caso
Gio Ewbank e Bruno Gagliasso estavam com os filhos de 9 e 7 anos em um restaurante em Portugal quando uma mulher teria falado para “tirar aqueles pretos imundos dali”. Os filhos do casal nasceram no Malawi, no continente africano.
Um grupo de angolanos que estava no restaurante também foi xingado pela mulher, que não teve o nome e nem a nacionalidade revelada.
Após as ofensas, a atriz defendeu os filhos e chegou a cuspir na cara da agressora. O vídeo de Giovanna chamando a mulher de “racista nojenta” e falando que ela merecia “um soco e uma porrada” viralizou nas redes sociais, com os usuários elogiando a atitude da mãe. A mulher foi detida após o ator Bruno Gagliasso chamar a polícia local.
O caso foi revelado inicialmente pela coluna do jornalista Léo Dias, do Metrópoles. Confira o vídeo:
➡️Filhos de Gio Ewbank sofrem racismo e atriz parte pra cima de mulher
Coluna @euleodias obteve vídeo em que atriz discute com uma mulher em um restaurante de Portugal.
Leia: https://t.co/Xdze36UM5R pic.twitter.com/zTrDWClIPM
— Metrópoles (@Metropoles) July 30, 2022