Idealizador do Camarote Favela no Sambódromo, que este ano deverá receber o presidente Lula, o deputado Quaquá (PT-RJ) criou a Frente Parlamentar em Defesa do Samba e Valorização do Carnaval Brasileiro.
A profissionalização do setor, segundo o deputado, é um dos objetivos da iniciativa de levar o debate ao parlamento. “Todo grande país investe para ganhar a hegemonia cultural do mundo. O samba, como tudo que vem da cultura popular, tem sido relegado ao segundo plano. Chegou a hora de valorizar esse diamante negro da cultura brasileira”, diz Quaquá. “O samba é uma das marcas do Brasil no exterior e é fruto de uma cultura genuinamente brasileira, vinda das classes populares e da favela, herdeira dos tambores africanos de nossas favelas.”
A instalação da frente precisa de 198 assinaturas de deputados. E o Camarote Favela, criado por Quaquá e organizado por sua mulher, Gabriela Lopes, poderá ser um bom caminho para obter os apoios. Com a expectativa de receber Lula no carnaval, já há mais de 100 confirmações da presença de deputados e senadores.
Outras autoridades também deverão estar presentes, como os ministros de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, da Casa Civil, Rui Costa, e da Secretaria-Geral da Presidência, Márcio Macedo. A ministra Cultura, Margareth Menezes, Altas autoridades do Executivo também estarão lá, como os ministros Alexandre Padilha (Relações Institucionais), Márcio Macedo (secretário-geral da Presidência) e Ruy Costa (Casa Civil) e o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, entre outros. A ministra da Cultura, Margareth Menezes, vai dar um show na festa. (por Rudolfo Lago)