O período eleitoral é repleto de compartilhamento de fake news em aplicativos como o WhatsApp. Para auxiliar eleitores de todo o país, pesquisadores do Centro de Matemática e Estatística Aplicada a Indústria (CeMEAI), ligado à Universidade de São Paulo (USP), desenvolveram uma plataforma online de verificação que identifica informações falsas de forma instantânea. O trabalho é simples: basta copiar e colar todo o texto no espaço de verificação do site fakenewsbr.com.
“Identificamos palavras, expressões e estruturas comuns em notícias falsas. O texto mentiroso costuma apelar para a emoção do leitor, é opinativo e carrega um tom de urgência. Esses padrões, junto com algumas palavras que costumam sempre aparecer em textos enganosos, são os sinais que o computador localiza e classifica”, detalha o coordenador do projeto, o professor Francisco Louzada. Ele destacou que foram sete meses de trabalho para “ensinar” o computador a interpretar textos. O sistema usa algoritmos de inteligência artificial para identificar padrões comuns em notícias mentirosas.
Leia também
A plataforma já está disponível na internet de forma experimental. Ela funciona, além da análise de notícias, para verificar textos propagados em redes sociais. Em menos de um mês, garantem os pesquisadores, a ferramenta já estará pronta em sua operação definitiva. “Há uma expectativa de que as eleições deste ano sejam marcadas por muitas mentiras na internet. Essa ferramenta pode ajudar o brasileiro a separar as verdades das mentiras antes de tomar sua decisão”, acredita Louzada.
Para colocar a plataforma no ar, pesquisadores alimentaram um banco de dados com mais de 7 mil notícias com temas variados. Essas notícias, dentro do sistema, foram classificadas como verdadeiras ou falsas. A outra fase do projeto contou com 99 mil notícias apenas para a verificação – uma espécie de treino da plataforma. Os pesquisadores garantem que a ferramenta de verificação tem um resultado médio de 96% de acertos.
“Mesmo os sites campeões de fake news publicam cerca de 60% de conteúdo verdadeiro, como forma de confundir o leitor. O algoritmo analisa o texto completo e identifica as informações principais. Isso permite encontrar mentiras em qualquer notícia, mesmo quando essa fraude aparece em um pequeno trecho do texto”, explica Louzada. A inovação foi apresentada a peritos criminais de todo o Brasil durante o XXVI Congresso Nacional de Criminalística, realizado pelo Sindicato dos Peritos Criminais do Estado de São Paulo (SINPCRESP).
Ataques de hackers
As propagação de notícias falsas favorece e muito o discurso de determinados grupos políticos. A ferramenta de verificação fakenewsbr.com já vem sendo alvo de ataque de hackers. Francisco Louzada relatou ao Congresso em Foco que houve a tentativa de sobrecarregar o servidor com milhares de consultas simultâneas, feitas por robôs. A invasão, no entanto, não foi capaz de deixar o sistema fora do ar. “A plataforma foi hospedada em um servidor mais robusto e seguro para enfrentar o período eleitoral, ele deve ter grande demanda”, revela.