Ao anunciar férias a partir desta terça-feira (28), o apresentador e pré-candidato José Luiz Datena (PSC) deixou em aberto o projeto eleitoral pelo Senado em São Paulo nas eleições deste ano. O comunicador pode participar da chapa que tem o ex-ministro Tarcísio de Freitas (Republicanos) como candidato ao governo. O palanque tem o apoio do presidente Jair Bolsonaro (PL).
Na última semana, Datena disse que deixaria o comando do programa Brasil Urgente, da Band, para participar das eleições. De acordo com a Lei de nº 9.504/1997, chamada de Lei das Eleições, apresentadores e comunicadores de rádio e TV são proibidos de trabalhar em seus respectivos programas caso desejem disputar um cargo público. O prazo máximo para a retirada do ar desses profissionais é 30 de junho.
Não é a primeira vez que Datena anuncia que vai sair candidato. Em três ocasiões, ele afirmou que estaria em projeto político, mas voltou atrás. No início deste mês, ele chegou a colocar sua candidatura em dúvida por meio de um vídeo nas redes sociais, mas depois voltou atrás. O apresentador vem encontrando dificuldades com a base bolsonarista em São Paulo. Recentemente, Bolsonaro se encontrou com o apresentador em Brasília e pediu que o mesmo mantivesse seu projeto eleitoral.
Ao falar de sua candidatura, o apresentador chegou a criticar a falta de apoio dos aliados do presidente. “Tem vários políticos que estão ao lado do Presidente Jair Bolsonaro e estão falando mal de mim, que quero ajudar. Eu estou aqui na televisão faz 16 anos combatendo o crime organizado. Vocês acham que eu tenho medo de vocês? Não tenho!”, disse.