O apresentador José Luiz Datena, da Band, decidiu deixar o PSL de Luciano Bivar e filiar-se ao PSD de Gilberto Kassab. O jornalista, que deve assinar sua ficha de filiação ao PSD nesta quarta (3) após ser convidado pelo presidente da sigla, irá concorrer a uma vaga ao Senado e não mais à Presidência da República.
De acordo com o colunista Lauro Jardim, a fusão do DEM com o PSL, que formou o União Brasil, teria deixado o cenário incerto para o Datena.
“Meu interesse é ajudar o cidadão. Não quero ficar lidando com barganhas”, disse o apresentador.
Em 29 de junho deste ano, o presidente do PSL, deputado Luciano Bivar (PE), havia confirmado a filiação de Datena ao partido.
À época, Bivar declarou que ainda não estava definido para qual cargo o comunicador concorreria nas eleições de 2022 e que a tendência é de que fosse para presidente, ainda que o partido não descartasse uma candidatura ao governo de São Paulo ou ao Senado.
Leia também
Essa não é a primeira vez que o apresentador decide disputar um cargo público na política. Em 2016, Datena filiou-se ao PP, mas desistiu de tentar de concorrer à prefeitura de São Paulo. Dois anos depois, em 2018, Datena mais uma vez desistiu de disputar o Senado pelo DEM, 12 dias após anunciar a pré-candidatura. Em 2020, no MDB, ele foi cogitado a ser o vice na chapa encabeçada por Bruno Covas (PSDB) em novas eleições para a prefeitura da capital paulista.