O atual prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), é o favorito na corrida pela prefeitura, de acordo com nova pesquisa Datafolha. Publicado nesta quinta-feira (30), o levantamento indica que Paes possui 59% das intenções de voto, contra 11% e 6% dos deputados federais Ramagem (PL) e Tarcísio Motta (Psol). Respectivamente, segundo e terceiro colocados na pesquisa.
No último levantamento, divulgado em 22 de agosto, Eduardo Paes tinha 56%. Com o início das propagandas eleitorais em rádio e televisão, na última sexta-feira (30), Paes subiu mais três pontos percentuais e aumentou a vantagem de uma eventual reeleição em primeiro turno. O deputado Ramagem também cresceu nas pesquisas, foi de 9% a 11%. Já Tarcísio Motta, diminuiu em um ponto percentual, de 7% para 6% das intenções.
Em seguida, vem o candidato Rodrigo Amorim (União Brasil), com 2%. Outros quatro candidatos estão empatados com 1 ponto percentual: Marcelo Queiroz (PP), Cyro Garcia (PSTU), Carol Sponza (Novo) e Juliette Pantoja (UP).
Leia também
Veja as intenções de voto:
- Eduardo Paes (PSD) 59%
- Alexandre Ramagem (PL) 11%
- Tarcísio Motta (Psol) 6%
- Rodrigo Amorim (União Brasil) 2%
- Marcelo Queiroz (PP) 1%
- Cyro Garcia (PSTU) 1%
- Carol Sponza (Novo) 1%
- Juliette Pantoja (UP) 1%
- Henrique Simonard (PCO) 0%
- Brancos e nulos 11%
- Não sabe ou não responderam 7%
As variações percentuais nesta pesquisa em relação à anterior ficaram dentro da margem de erro de três pontos percentuais para mais e para menos. O levantamento do Datafolha também mostrou que o atual prefeito diminuiu a rejeição de 19% para 14%. Lideram a rejeição Ramagem (29%) e Tarcísio Motta (24%).
A pesquisa do instituto Datafolha entrevistou 1.106 eleitores entre terça (3) e quinta-feira (5). A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número RJ-07390/2024.