Pesquisa Datafolha divulgada nesta quarta-feira (5) aponta que a polarização segue presente no país, mesmo passados quase seis meses das eleições. Segundo o instituto, 30% dos entrevistados se definiram como petistas, partido do presidente Lula (PT); enquanto 22% se classificaram como bolsonaristas.
Os entrevistados se autodefiniram em uma escala de 1 a 5, sendo 1 para bolsonarista; 2, mais próximo do bolsonarismo; 3, neutro; 4, mais alinhado ao petismo; e 5, petista.
Comparado à pesquisa anterior, realizada nos dias 19 e 20 de dezembro, o número de petistas caiu dois pontos percentuais (era 32%), enquanto o de bolsonaristas teve queda de três pontos percentuais (25% anteriormente).
Aumentaram o número de pessoas que se definiram como neutros, passando de 20% para 22%. Outros 10% se classificaram mais próximos do petismo (antes eram 9%) e 9% se definiram como mais próximos do bolsonarismo (antes eram 7%); 2% dos entrevistados não souberam responder.
De acordo com a pesquisa, definiram-se como petistas, principalmente, os nordestinos, com menor escolaridade, com menor faixa de renda e os mais velhos. Classificaram-se como mais alinhados ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), especialmente, os moradores do Sul, com renda de cinco a dez salários mínimos e evangélicos.
Leia também
O Datafolha ouviu 2.028 pessoas com mais de 16 anos entre os dias 29 e 30 de março. A pesquisa foi efetuada em 126 cidades e a margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.