O deputado federal Abílio Brunini (PL) e o deputado estadual Lúdio Cabral (PT) vão disputar o segundo turno em Cuiabá. O deputado estadual Eduardo Botelho (União) ficou na terceira colocação. Ele tinha o apoio do governador Mauro Mendes (União). Já o empresário Domingos Kennedy (MDB), nome apoiado pelo prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), ficou na quarta colocação.
Veja os números:
- Abílio Brunini (PL): 39,60%
- Lúdio Cabral (PT): 28,32%
- Eduardo Botelho (União): 27,77%
- Kennedy (MDB): 4,31%
- Brancos: 2,88%
- Nulos: 3,66%
Abílio Brunini é natural de Cuiabá. Aos 39 anos, é arquiteto e exerce seu primeiro mandato como deputado federal. Em 2016, foi eleito vereador na capital mato-grossense pelo PSC. Na Câmara dos Deputados já se envolveu em polêmicas por conta de seu comportamento. Foi denunciado ao Conselho de Ética, e absolvido posteriormente, por transfobia em relação à deputada Erika Hilton (Psol), durante reunião da CPMI do 8 de Janeiro. Abílio chegou a ser expulso de audiência da comissão após se envolver em bate-boca e interromper a deputada Duda Salabert (PDT-MG), também transexual. O candidato do partido de Jair Bolsonaro tem como vice em sua chapa a Coronel Vânia (Novo).
Leia também
Lúdio Cabral nasceu em Rio Verde, no Sudoeste de Goiás, há 52 anos. Ainda criança se mudou com a família para Cáceres (MT). Entrou para a política por meio do movimento estudantil. Médico sanitarista, foi eleito vereador em Cuiabá em 2004. Reeleito em 2008, disputou a prefeitura e o governo nas eleições seguintes, mas foi derrotado. Está em segundo mandato como deputado estadual. Tem como vice Rafaela Fávaro (PSD), de 34 anos, filha do ministro da Agricultura e senador licenciado Carlos Fávaro (PSD).