Em meio a COP-26, o coordenador do Fórum Brasileiro de Mudança do Clima, Oswaldo dos Santos Lucon, pediu demissão do cargo nesta terça-feira (2). Lucon participa do evento que acontece em Glasgow, no Reino Unido. Ele foi nomeado em maio de 2019 pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido).
Lucon enviou mensagem com seu pedido de demissão ao grupo de Whatsapp do colegiado, informando que o fórum “não tem mais este coordenador-executivo”, depois de “909 dias” de atuação, de acordo com informações da Folha de São Paulo. A mensagem foi enviada nesta terça, de Glasgow.
“Eu pedi [exoneração do cargo]. Não tive nenhuma resposta ainda. Enviei um email ao ministro [do Meio Ambiente, Joaquim Álvaro Pereira Leite], para que ele transmita a informação ao presidente da República, a quem, por decreto, eu me reporto”, afirmou Lucon. O meu intuito ao assumir o fórum foi colocar o governo federal em contato com a sociedade civil, promover o diálogo de uma forma transparente, baseada na ciência e em reforço às nossas instituições. Não foi o que aconteceu. Então eu acho que outra pessoa pode eventualmente fazer esse serviço melhor do que eu.”
Leia também
A reportagem do Congresso em Foco enviou mensagem à assessoria de imprensa do Ministério do Meio Ambiente, porém não obteve a confirmação da demissão.