A série “Itapapers: Decolagem e queda anunciada da Itapemirim Transportes Aéreos”, assinada pela jornalista Vanessa Lippelt no Congresso em Foco, é finalista do prêmio CNT de Jornalismo 2022.
Promovido pela Confederação Nacional de Transportes, o Prêmio CNT distingue reportagens publicadas pelos diversos meios sobre questões relacionadas ao setor de transportes, em qualquer dos seus modais. E tornou-se um dos prêmios mais prestigiados do jornalismo brasileiro atualmente.
Com diversos documentos exclusivos, a série descreve a estranha ascensão da Ita, a companhia aérea criada pelo empresário Sidnei Piva, que comprara antes a empresa de transportes rodoviários Itapemirim da família do ex-deputado Camilo Cola. Enquanto abria a empresa aérea, a Viação Itapemirim acumulava R$ 176,3 milhões de prejuízo, com seus credores inclusive pedindo a sua falência. A primeira reportagem da série mostrava como, apesar de toda essa confusão, Piva abria uma empresa no Reino Unido com o valor de R$ 6 bilhões.
Leia também
Após as denúncias do Congresso em Foco, a ITA suspendeu os seus voos, deixando centenas de passageiros no prejuízo. Foi o início de uma derrocada que levou ao cancelamento da concessão pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), ao fechamento da empresa, à sua falência e a um pedido de prisão de Sidnei Piva.
“A série investigativa sobre a ITA nasceu de uma pasta de documentos sobre a Itapemirim que ninguém, até então, havia se debruçado sobre para destrinchar as informações contidas ali”, conta Vanessa Lippelt. “Foram dias e noites lendo relatórios, contratos, conversando com fontes aqui e no exterior, indo atrás de pessoas e fornecedores lesados para montar o quebra-cabeça cuja figura principal era o empresário Sidnei Piva”.
Os finalistas, agora, serão avaliados pelo corpo de jurados do Prêmio, que, neste ano, é composto por: Caio Quero, editor chefe da BBC Brasil; Daniel Rittner, repórter especial do Valor Econômico; Gustavo Uribe, colunista de política da CNN Brasil; Rodrigo Orengo, diretor executivo de jornalismo da Band Brasília; e Luiz Afonso dos Santos Senna, PhD em Transportes e conselheiro-presidente da Agergs (Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul). O resultado final será divulgado no mês de novembro. Os vencedores serão conhecidos no início de novembro.