O segundo turno presidencial protagonizado pelo ex-presidente Lula (PT) e pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), que tenta a reeleição, está bastante acirrado. Os dois candidatos, desde o primeiro turno, vêm utilizando as redes sociais para propagar ideias, criticar os rivais e rebater polêmicas ao longo da disputa. O Congresso em Foco analisou as principais palavras proferidas tanto de Lula como de Bolsonaro por meio do Twitter, importante canal de comunicação dos candidatos com seus eleitores.
Nossa “nuvem de palavras” analisou o período que vai de 3 a 14 de outubro. Nesse período, Lula tuitou 407 vezes. Já Bolsonaro, 128. No caso de Bolsonaro (azul claro), as palavras mais repetidas dizem respeito ao país, ao dinheiro público e à corrupção. Termos usados, muitas vezes, em críticas e ataques ao adversário. Já Lula (azul escuro) fez mais referência ao país e ao povo.
Leia também
Entre as cinco palavras mais usadas pelo atual presidente estão “Brasil”, “caminho”, “maior”, “milhões” e “Lula”. Já o ex-presidente usou mais as expressões “vamos”, “Brasil”, “povo”, “país” e “gente”.
Confira a lista completa com as palavras mais usadas:
Bolsonaro
Lula