Na coluna de hoje, compartilhamos com vocês uma entrevista detalhando tudo sobre a reforma tributária: mudanças, transições, a partir de quando vai começar a valer e como tudo isso afetará o seu bolso e os cofres dos municípios, dos estados e do governo federal.
Nosso entrevistado é Carlos Eduardo Xavier, presidente do Comsefaz, que é o comitê que reúne todos os secretários de Fazenda e Tributação dos 26 estados e do Distrito Federal. Além de presidente deste comitê, ele também é secretário de Tributação e Finanças no Rio Grande do Norte.
Nesta entrevista esclarecedora, abordamos também diversos assuntos curiosos em relação aos impostos. O Brasil tem a maior carga tributária do mundo? O pobre paga mais imposto que o rico? São verdades ou mitos? Empresário paga imposto ou quem paga é o consumidor, e o empresário só arrecada? Apenas o Brasil e a Estônia não cobram impostos sobre as grandes fortunas e na renda e distribuição de lucros?
Além desses, outros temas importantes foram tratados como o cash back tributário, a justiça social na tributação – que hoje é regressiva ao invés de progressiva -, a diminuição da taxação no consumo e na produção em detrimento da taxação na renda, taxação de offshores, grandes fortunas e fundos exclusivos, a tributação sobre patrimônio e heranças e a transparência na arrecadação tributária, além de outras diversas questões como a unificação de impostos. A entrevista foi feita antes da aprovação da reforma tributária na Câmara na última sexta-feira. O texto deve ser promulgado na próxima quarta-feira (20).
Leia também
Confira:
Veja como será o novo sistema de impostos do Brasil
Reforma tributária: como cada deputado votou nos dois turnos