O Comitê de Elegibilidade, primeiro colegiado por onde deve passar o nome indicado para assumir a presidência da Petrobras, aprovou a nomeação de Caio Paes de Andrade. Com isso, o gestor poderá ser eleito pelo Conselho Administrativo da estatal para assumir a cadeira vacante, onde deverá exercer a função de presidente da empresa. A reunião do conselho está prevista para acontecer na segunda-feira (27). A informação foi revelada pela CNN.
A nomeação de Caio Paes se dá em um momento de crise para a Petrobras. De um lado, a empresa está acéfala desde a renúncia de José Mauro Ferreira Coelho no último dia 20, havendo urgência para a chegada de um novo presidente. Do outro, a empresa sofre pressão do governo para que ocorra uma reforma intensa em sua política de governança e de precificação dos combustíveis. Caio Paes foi nomeado com a expectativa de atender essa demanda.
Leia também
Se aprovado pelo Conselho Administrativo, Caio Paes será o quarto presidente da Petrobras no governo Bolsonaro, marcando o segundo maior mandato com maior número de trocas no comando da estatal durante a Nova República. No topo, ficam empatados Fernando Collor (PTB-AL) e José Sarney, cada um com cinco presidentes.