O empresário e veterinário Chico Mendes (União), irmão mais novo do ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes, elegeu-se prefeito de Diamantino (MT) neste domingo (6). Chico teve o apoio declarado do ex-presidente Jair Bolsonaro. Ele recebeu 7.205 votos (56,5%) e derrotou Kan (Novo), que obteve 5.543 votos (43,4%). Esta é a terceira vez que ele conquista a prefeitura do município de 22 mil habitantes. Ele foi prefeito entre 2000 e 2008.
A aliança com o bolsonarismo incluiu a indicação do vice, Antonio do Carol (PL). O Partido Liberal, de Bolsonaro, destinou R$ 300 mil do fundo eleitoral para a campanha do irmão de Gilmar Mendes.
Como mostrou o Congresso em Foco, em uma visita a Diamantino no dia 11 de abril deste ano, Bolsonaro e Chico Mendes foram fotografados juntos, experimentando uma leitoa e trocando declarações de apoio. “Isso é histórico, isso é a coisa mais importante para Diamantino, isso já entrou para a história”, afirmou Chico.
A família Mendes está em Diamantino desde o século 19. O avô de Gilmar, desembargador Joaquim Pereira Ferreira Mendes, nasceu na cidade em uma família abastada. Seu pai, coronel Francisco Alexandre Ferreira Mendes, foi considerado herói da Guerra do Paraguai, período em que Mato Grosso ficou isolado do restante do país devido à interrupção da navegação pelos rios. Naquela época, Diamantino era o maior município da província, com terras que se estendiam até o extremo norte do estado.
Leia também
“Eu acredito que foi um processo de construção”, diz Chico sobre a presença do ex-presidente. “É crucial separar o Chico Político do irmão do ministro; o ministro cuida do que lhe diz respeito, e o Chico cuida da parte política”, declarou o candidato ao Congresso em Foco.
Com processos no STF, Bolsonaro ajuda irmão de Gilmar Mendes na eleição em Mato Grosso