O ex-ministro Ciro Gomes suspendeu sua pré-candidatura à Presidência da República depois que seu partido, o PDT, resolveu votar a favor da PEC dos Precatórios na madrugada desta quinta-feira (4). O PDT deu 15 votos favoráveis à PEC no primeiro turno de votação. O segundo turno ainda não aconteceu e está inicialmente previsto para a sessão de hoje da Câmara.
Ao tomar a decisão de deixar “em suspenso” sua pré-candidatura, Ciro Gomes disse que “não pode compactuar com a farsa e os erros bolsonaristas”.
O conteúdo deste texto foi publicado antes no Congresso em Foco Insider, serviço exclusivo de informações sobre política e economia do Congresso em Foco. Para assinar, entre em contato com comercial@congressoemfoco.com.br.
Leia também
Somente seis deputados da bancada do PDT votaram contra a PEC. A votação foi motivo de muita pressão e negociação, o que fez com que a votação em primeiro turno acontecesse somente na madrugada desta quinta-feira (4), por volta das 2h. A PEC obteve 312 votos favoráveis, quatro a mais que o mínimo necessário para a sua aprovação.
“Há momentos em que a vida nos traz surpresas fortemente negativas e nos coloca grandes desafios. É o que sinto agora, neste momento, ao deparar-me com a decisão de parte substantiva da bancada do PDT de apoiar a famigerada PEC dos Precatórios. A mim, só resta um caminho: deixar minha pré-candidatura em suspenso até que a bancada do meu partido reavalie a sua posição”, disse Ciro Gomes, no seu perfil no Twitter.
Há momentos em que a vida nos traz surpresas fortemente negativas e nos coloca graves desafios.
É o que sinto, neste momento, ao deparar-me com a decisão de parte substantiva da bancada do PDT de apoiar a famigerada PEC dos Precatórios.
— Ciro Gomes (@cirogomes) November 4, 2021
O placar para a PEC dos precatórios foi de 312 votos a favor contra 144 contrários. De acordo com cálculos do governo a proposta vai liberar cerca de R$ 84 bilhões para viabilizar o Auxílio Brasil, programa que irá substituir o Bolsa Família. As principais críticas à matéria residem no fato de que ela abre caminho para extrapolar o teto de gastos e joga para o futuro uma dúvida que terá implicações na economia.