O candidato do PDT à Presidência da República, o ex-ministro Ciro Gomes, se irritou com uma pergunta da jornalista Tatiana Farah, do portal Terra, durante o debate entre os presidenciáveis promovido pelo SBT neste sábado (24).
Na ocasião, a jornalista afirmou que Ciro vem subindo o tom das críticas ao ex-presidente Lula e perguntou em qual candidato o seu partido votaria em caso de um segundo turno entre Lula e o presidente Jair Bolsonaro (PL). Ela também perguntou se caso o PDT apoiasse Lula, ele deixaria a legenda.
Ciro Gomes, que vem enfrentando uma campanha no próprio partido em torno do voto útil em favor do ex-presidente Lula, não respondeu e atacou o jornalismo.
“Uma das coisas graves que Lula e o petismo estão produzindo no Brasil é a morte do jornalismo. Como nós estamos em um debate, eu me apresentando como candidato à Presidência sou agora convidado a refletir sobre o movimento que eu deveria fazer nesta ou naquela outra direção? Isso, no mínimo, é uma falta de respeito ao eleitor, que está vendo o que está acontecendo”.
Leia também
Ciro prosseguiu a resposta criticando o ex-presidente Lula. “Lula produziu uma onda de propaganda. Todo mundo que não for Lula é fascista. Ele tem uma oportunidade de caracterizar como fascista Bolsonaro [no debate que faltou]. E ao invés de vir aqui, foge. Desrespeitando você, desrespeitando todos nós. Ou acha que já ganhou ou não tem como explicar. A minha candidatura não se deve porque é fácil. Eu nunca fui o favorito”.