O ex-governador Ciro Gomes (PDT) usou suas redes sociais para criticar o candidato a prefeito de Fortaleza Evandro Leitão (PT) após o debate da TV Verdes Mares na noite de sexta-feira (25). “Evandro ridículo”, escreveu o ex-presidenciável em um comentário na página “Fortaleza Ordinária”. O post no Instagram instigava o leitor a indicar quem estava melhor no debate.
As pesquisas indicam cenário imprevisível na capital cearense a poucas horas do início da votação. O impasse na cidade reflete a polarização entre Lula e Jair Bolsonaro. O adversário do petista é o deputado André Fernandes (PL), que é investigado no inquérito dos atos antidemocráticos no Supremo Tribunal Federal.
A derrota em primeiro turno do atual prefeito, José Sarto (PDT), dividiu os pedetistas. Um grupo ligado a Ciro declarou apoio a Fernandes. Leitão fazia parte do PDT até o ano passado. Ele deixou o partido em meio a uma briga interna que opôs os irmãos Cid e Ciro Gomes. O Ceará é governado pelo petista Elmano de Freitas.
Na semana passada o presidente licenciado do partido, Carlos Lupi, que também é ministro da Previdência Social, participou de um ato de campanha para Leitão. O deputado federal André Figueiredo (PDT-CE) marcou presença na caminhada do petista em um bairro da cidade, embora antes tivesse optado por uma posição neutra para o segundo turno.
Leia também
O apoio ao PT veio após Lupi criticar abertamente a ala cirista: “Infelizmente, temos uma realidade muito triste em Fortaleza. Um candidato que é apoiado por uma direita ultrapassada e raivosa, que representa os filhos da opressão e os torturadores, os filhotes da ditadura, como dizia Leonel Brizola”. Lupi ressaltou que um partido com a história do PDT não poderia se aliar a esses “filhotes da ditadura”.
Aos 26 anos, André Fernandes entrou para a política em 2018, na onda bolsonarista, ao se eleger deputado estadual. Ele era conhecido no estado por vídeos de humor que publicava na internet. Em 2022, deu um passo maior ao virar deputado federal. No primeiro turno ele teve 81 mil votos a mais do que seu adversário.
Pesquisa publicada nessa sexta-feira (25) pelo instituto Real Time Big Data mostra o candidato petista numericamente à frente, mas em cenário de empate técnico. Evandro Leitão tem 47% das intenções de voto, ao passo que André Fernandes aparece com 45%. A margem de erro é de 3 pontos percentuais. Ou seja, eles estão empatados tecnicamente.
Em análise dos votos válidos, o levantamento mostra Leitão com 51% e Fernandes com 49%. Na pesquisa estimulada, brancos e nulos somaram 5%, enquanto indecisos foram 3%. A pesquisa Real Time Big Data entrevistou 1.000 eleitores entre os dias 23 e 24 de outubro. O levantamento tem 95% de confiança e foi registrado na Justiça Eleitoral sob o sob o protocolo CE-03026/2024.