A cidade de Campo Grande terá segundo turno no próximo dia 27. A atual prefeita, Adriane Lopes (PP), e a ex-deputada federal Rose Modesto (União Brasil) vão disputar o comando da capital sul mato-grossense. Respectivamente tiveram 31,66% e 29,56% dos votos. Os deputados federais Beto Pereira (PSDB) e Camila Jara (PT) ficaram em terceiro e quarto lugar, com 25,95% e 9,43%. Pesquisa Quaest divulgada no sábado apontava empate triplo entre Rose, Adriane e Beto Pereira.
Veja como ficou a disputa na capital de Mato Grosso do Sul neste primeiro turno:
- Adriane Lopes (PP): 31,66%
- Rose Modesto (União): 29,56%
- Beto Pereira (PSDB): 25,95%
- Camila Jara (PT): 9,43%
- Beto Figueiró (Novo): 2,45%
- Luso de Queiroz (PSOL): 0,7%
- Ubirajara Martins (DC): 0,24%
Rose Modesto tem 46 anos. Natural de Fátima do Sul, é a caçula de cinco filhos de um casal de agricultores. É irmã do deputado estadual Rinaldo Modesto. Graduada em história, foi professora da rede pública em Campo Grande. Eleita vereadora por dois mandatos, foi vice-governadora na gestão de Reinaldo Azambuja (PSDB). Foi secretária de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho. Em 2016 ela concorreu à prefeitura, mas ficou em segundo lugar. Elegeu-se deputada federal em 2018. Em 2022 concorreu ao governo do estado, mas ficou na quarta colocação. Assumiu então o cargo de superintendente do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco), cargo que renunciou para concorrer às eleições.
Leia também
Adriane Lopes, 43 anos, é prefeita de Campo Grande desde 2022, quando o titular, Nelsinho Trad, renunciou para concorrer ao governo do estado. Nascida em Grandes Rios (PR), mora na capital de Mato Grosso do Sul desde os 9 anos. Advogada, também é formada em Teologia e pós-graduada em Administração Pública e Gerência de Cidades. Trabalhou por quatro anos na Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), Eleita vice na chapa de Nelsinho, é a segunda mulher a comandar a cidade. Tem como vice em sua chapa outra mulher, Dra. Camilla (Avante). É casada com o deputado estadual Lídio Lopes.