Termina nesta segunda-feira (15) o prazo para registro de candidaturas no Tribunal Superior Eleitoral e a partir da terça (16) é dada largada, oficialmente, na campanha eleitoral de 2022. Na prática, ficam autorizados a divulgação das candidaturas na internet e por alto-falantes, caminhadas, carreatas ou passeatas. Líderes nas pesquisas de intenção de voto para o Palácio do Planalto, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) escolheram cidades-chave e marcadas por simbolismos políticos para serem palco das primeiras agendas.
Residência de Lula por muitos anos e ponto de início da sua vida política, a cidade de São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, foi o local escolhido pelo petista para abertura da campanha. Na terça, a partir das 14h, ele tem uma visita à fábrica da Volkswagen do Brasil. Há previsão de que o ex-metalúrgico faça uma panfletagem na porta da fábrica.
Enquanto isso, Bolsonaro, que busca a reeleição, destinou o primeiro dia de campanha para uma visita a Juiz de Fora, em Minas Gerais, cidade onde ele foi vítima de uma facada em 2018. Neste final de semana, o presidente divulgou um vídeo no qual convida seus eleitores para “participarem desse ato cívico em prol do nosso Brasil”. O evento está marcado para às 11h, no Aeroclube de Juiz de Fora. O evento será marcado por uma motociata pela cidade.
Leia também
A partir dessas agendas também é possível ver o tom que cada campanha deve adotar, ao menos neste início. Na convocação o presidente Bolsonaro se refere a Juiz de Fora como “a cidade onde eu renasci”. O vídeo de convite termina com ele falando palavras que indicam para um viés ideológico e de valores conservadores: Deus, pátria, família e liberdade.
No caso de Lula, a opção pela panfletagem em fábrica indica para a aposta em um discurso de retomada da economia. Em 2020, a gigante automobilista foi uma das fábricas que anunciou corte nas produções no Brasil e planos de demissão em massa. O olhar econômico segue nas agendas do petista também na quarta-feira (17), quando ele tem um encontro, em São Paulo, com empresários e microempresários.
A quinta-feira (18) e o sábado (20) serão destinados pelo petista a “atos pela democracia” em Belo Horizonte e São Paulo, respectivamente.
Jair Bolsonaro não divulgou as demais agendas da semana.
A candidata Simone Tebet (MDB) ainda não divulgou sua agenda de campanha.
Ciro Gomes (PDT) divulgou na manhã desta segunda-feira (15) sua agenda. O pedetista pretende visitar dois barros em São Paulo nesta terça-feira (16): Guaianazes, na zona leste, e Jabaquara, na zona sul. Ciro falará sobre sua proposta de renda mínima para a população carente em uma caminhada por Guaianazes, prevista para começar às 7h. Às 14h, ele visitará comerciantes de Jabaquara para abordar os impactos positivos do programa nos negócios. O presidenciável não divulgou os outros compromissos da semana.
Confira a agenda dos presidenciáveis para esta segunda-feira (15):
Jair Bolsonaro
Não tem agenda de campanha
Lula
17h – “Aula aberta: Universidade Pública e Democracia”, evento realizado pelo Coletivo USP Pela Democracia, no vão da História e Geografia da Universidade de São Paulo.
Simone Tebet
9h – Encontro com Líderes do Varejo do Instituto para o Desenvolvimento do Varejo (IDV), em São Paulo
14h30 – Reunião fechada da Coordenação da Campanha com a presença do presidente do MDB, Baleia Rossi, de representantes do PSDB, Cidadania e do Podemos. Encontro acontece em São Paulo
16h30 – Apresentação do Programa de Governo, no Hotel Transamérica Executive, em São Paulo
19h30 – Mulheres na Política com Simone Tebet. O evento acontece no Club Homs, em São Paulo
Ciro Gomes (PDT)
22h – Participação no programa Roda Viva, da TV Cultura