O ex-deputado Sandro Mabel (União), apoiado pelo governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União), venceu o segundo turno das eleições pela prefeitura de Goiânia com 55,53% dos votos válidos. O ex-deputado estadual Fred Rodrigues (PL), candidato apoiado pelo ex-presidente Bolsonaro, teve 44,47% dos votos.
Veja o resultado em Goiânia no primeiro turno:
- Sandro Mabel (União): 55,53%
- Fred Rodrigues (PL): 44,47%
- Brancos: 2,1%
- Nulos: 3,99%
Sandro Mabel, de 65 anos, é empresário e administrador. Natural de Ribeirão Preto (SP), foi deputado federal por Goiás entre 1995 e 2015, por quatro mandatos. Eleito pela primeira vez pelo PMDB, foi líder da bancada do PL/PR. Em 2016, atuou como assessor especial do então presidente Michel Temer. É presidente da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg). A vice da chapa é a Coronel Cláudia (Avante), da Polícia Militar. A chapa de Mabel é formada por União Brasil, MDB, Podemos, Avante, Agir, PRD e Republicanos.
Leia também
Embora tenha ressaltado durante a campanha que era um candidato de direita, Mabel foi atacado por Bolsonaro. Há duas semanas, em visita a Goiânia, o ex-presidente chamou o empresário de “candidato da rosquinha”, em alusão à fábrica de biscoitos que leva o nome de sua família. No mesmo discurso, mesmo sem citar o nome de Caiado, o ex-presidente chamou o governador de “covarde” por conta de sua conduta na gestão da pandemia. Médico, Caiado defendeu vacinação e medidas sanitárias rigorosas contra a covid-19, o que o distanciou de Bolsonaro, de quem era aliado. O governador minimizou o ataque do ex-aliado e reiterou que é candidato a presidente em 2026.
- Leia mais sobre as eleições 2024