O ex-presidente Lula (PT) se mantém à frente na corrida para o Palácio do Planalto. Ele soma 44% das intenções de voto, enquanto o atual presidente e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL) aparece em segundo lugar com 31%. Os números são da pesquisa BTG Pactual/FSB divulgada nesta segunda-feira (25).
Leia a íntegra da pesquisa aqui.
Em relação à sondagem anterior do instituto, realizada há duas semanas, Lula subiu três pontos percentuais. Já Bolsonaro oscilou para baixo com um ponto a menos, ficando dentro da margem de erro que é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Esses percentuais apresentados pela pesquisa BTG Pactual/FSB resultam de um teste com os nomes de Lula e Bolsonaro em um cenário estimulado, isto é, quando os entrevistados recebem uma lista de nomes para escolher, com 12 possíveis candidatos.
Ainda neste cenário, o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) ficou com o terceiro lugar (9%). Já a senadora Simone Tebet (MDB) registrou 2%, tendo oscilado para baixo em comparação com a pesquisa anterior, quando acumulava 4% das intenções de voto.
Leia também
O deputado André Janones (Avante) obteve 2% – na pesquisa anterior tinha 3%, e o empresário Pablo Marçal (Pros), teve 1%.
Os demais candidatos não pontuaram.
A pesquisa BTG Pactual/FSB também testou os candidatos em um cenário espontâneo, ou seja, quando o entrevistado é questionado sobre quem votaria sem que lhe sejam dadas opções de candidatos. Novamente Lula se manteve à frente, com 40% das intenções de voto; Bolsonaro registrou 30%; Ciro ficou estável com 3%; e Tebet caiu para 0%.
Segundo Turno
Em um cenário de segundo turno, Lula e Bolsonaro oscilaram dentro da margem de erro em comparação com a sondagem anterior da BTG Pactual/FSB. O petista tinha 53% e subiu para 54%. O presidente Bolsonaro passou de 37% para 36%.
Em um segundo turno entre Lula e Ciro, o petista registra 48% contra 32% das intenções de voto vão para o pedetista.
Dado um segundo turno entre Lula e Tebet, a senadora aparece com 25%, enquanto Lula registra 54% das intenções de voto.
O instituto ouviu 2.000 eleitores por telefone de 22 a 24 de julho de 2022 e a pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-05938/2022. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.