A violência contra a mulher no Brasil aumentou no ano passado em todos os crimes considerados pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública. De acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2023, estudo do Fórum que compila dados fornecidos por secretarias estaduais e polícias, houve alta de registros de todos os crimes considerados quando se considera apenas as vítimas mulheres.
Leia na tabela abaixo os números por crime por cada 100 mil mulheres brasileiras – ou seja, compensando a eventual variação populacional.
Leia também
Em texto publicado no anuário, as pesquisadoras Samira Bueno, Juliana Martins, Amanda Lagreca, Isabela Sobral, Betina Barros e Juliana Brandão destacam quatro possíveis causas para a alta:
- desfinanciamento das políticas protetivas para a mulher no governo Bolsonaro;
- impacto da pandemia da covid-19 no funcionamento de serviços de acolhimento e proteção às mulheres;
- movimentos ultraconservadores que elegeram a igualdade de gênero como inimiga, estimulando o aumento de crimes de ódio;
- “backlash”: violência contra a mulher como reação cultural aos avanços obtidos em relação à igualdade de gênero.
O anuário produz seus dados levando em conta os registros administrativos pelo Estado: boletins de ocorrência, acionamentos ao 190 e solicitações de medida protetiva ao Judiciário.