O Brasil está entre os países que menos confiam nas suas Forças Armadas e apenas 30% dos brasileiros dizem acreditar neste poder. O percentual foi verificado na pesquisa Confiabilidade Global, realizada pelo Instituto Ipsos, que aferiu a relação de confiança da população de 28 países com os militares.
A taxa brasileira está 11 pontos abaixo da média global que foi de 41%.
O índice brasileiro é igual ao atingido pela Polônia. Perde, por outro lado, para o registrado pela Colômbia (29%), África do Sul (28%) e Coreia do Sul (25%).
Em comparação ao ano passado houve uma redução no sentimento de credibilidade no país. Levantamento semelhante do mesmo instituto divulgado em 2021 havia indicado que 35% dos brasileiros mantinham confiança nos militares.
O estudo do Instituto Ipsos foi realizado entre os dias 27 de maio e 10 de junho de deste ano e consultou 21 mil adultos, dos quais mil eram brasileiros.
Também foi medido pelo levantamento a percepção de cidadãos sobre a confiança em relação a algumas profissões. Os políticos não são vistos com bons olhos: 76% dos brasileiros dizem não acreditar neles. Em seguida estão ministros do governo e banqueiros, com 64% e 53%, respectivamente.
Leia também
Já 64% dos brasileiros apontaram os professores como o grupo mais confiável, seguido dos cientistas (61%) e dos médicos (59%).
Além do Brasil, a pesquisa aferiu o sentimento de cidadãos de Argentina, Austrália, Bélgica, Canadá, Chile, China, Colômbia, França, Alemanha, Grã-Betanha, Hungria, Índia, Itália, Japão, Malásia, México, Holanda, Peru, Polônia, Arábia Saudita, África do Sul, Coreia do Sul, Espanha, Suécia, Suíça, Turquia e EUA.