O presidente Jair Bolsonaro cumpre mais uma vez agenda em São Paulo levando a tiracolo o ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, que ele pretende candidato ao governo do estado.
A vitória de Tarcísio de Freitas em São Paulo é peça fundamental da estratégia de Bolsonaro para se reeleger presidente. É a partir da vitória no maior estado do país que o presidente busca alavancar o caminho para conquistar um novo mandato. Os primeiros testes de Tarcísio nas listas de candidatos no estado animaram o governo. Lideram as pesquisas hoje em São Paulo o candidato do PT, Fernando Haddad. Mas os estrategistas da campanha do governo consideram que acabará pesando contra Haddad o fato de o interior conservador de São Paulo rejeitar o PT – é o mesmo argumento que é utilizado por Márcio França, do PSB, para defender que sua candidatura pelo grupo que apoia Luiz Inácio Lula da Silva à Presidência seria mais viável. Nesse sentido, com Haddad de candidato e sem Geraldo Alckmin, que será o vice de Lula, na disputa, ficariam grandes as chances de Tarcísio.
Leia também
Tarcísio de Freitas não é de São Paulo e sua trajetória não tem ligação com o estado. Mas a ideia é projetá-lo a partir do que vem fazendo no Ministério da Infraestrutura para apresentá-lo como um tocador de obras e fomentador do desenvolvimento da economia. Assim, depois de uma agenda que priorizava obras de duplicação de rodovias, agora Bolsonaro estará em São Paulo ao lado de Tarcísio para promover as parcerias com a iniciativa privada.
O presidente e o ministro estarão em São José dos Campos para participar de uma cerimônia alusiva ao novo contrato de concessão da principal rodovia do país, a Via Dutra, que liga São Paulo ao Rio de Janeiro. Na verdade, a concessão permaneceu com o mesmo grupo que já operava a Dutra, a CCR. A concessionária, porém, mudará de nome: de CCR Nova Dutra, vai se chamar agora CCR RioSP. O novo contrato de concessão vai vigorar pelos próximos 30 anos.
Além dos 316 quilômetros da Via Dutra, o contrato de concessão abarca também a Rio-Santos, os 270 quilômetros da BR-101 que ligam o Rio de Janeiro à cidade de Ubatuba, em São Paulo. Estão previstos investimentos de R$ 15 bilhões em melhorias e R$ 8 bilhões de gastos operacionais ao longo do período de operação. O governo estima a geração de 200 mil empregos com o contrato.
Para disputar o governo de São Paulo, Tarcísio de Freitas mudou seu domicílio eleitoral justamente para São José dos Campos, cidade em que acontecerá o evento desta sexta-feira (4).
O presidente chega a São José dos Campos às 9h20. A cerimônia tem seu início previsto para as 10h30. O presidente retorna para Brasília às 12h15, com previsão de chegada às 13h35.