Contrariando a maioria das pesquisas realizadas, o presidente Jair Bolsonaro (PL), que tenta reeleição, afirmou na sua última live antes do primeiro turno, neste sábado (1), que as eleições serão decididas neste domingo (2). No entanto, na sua previsão, ele sairá vencedor com uma margem superior a 60% dos votos.
“A gente não consegue ver outra coisa a não ser as eleições serem decididas amanhã [hoje] e com uma margem superior a 60%”, atestou. “Eu estou sendo até, com todo respeito né, todo candidato diz que já ganhou, já levou, eu nunca fiz nada puxando a brasa para minha sardinha, é a minha visão também, já participei de muitas eleições pelo Brasil”.
Neste sábado (1), institutos como Ipec e Datafolha lançaram a possibilidade de vitória do ex-presidente Lula (PT) ainda no primeiro turno.
No Ipec, Lula caiu de 52% para 51%. com relação à rodada anterior. E Bolsonaro, antes com 34%, subiu para 37%. Ciro Gomes, do PDT, caiu de 6% para 5%.
Leia também
Simone Tebet, do MDB, empatou com Ciro, mantendo os mesmos 5%. Soraya Thronicke, do União Brasil, e Felipe D’ávila, do Novo, mantiveram 1% de intenções de voto para cada um.
Na pesquisa Datafolha, Lula ficou com 50% das intenções de voto, Bolsonaro com 36%. E Simone Tebet ultrapassou Ciro Gomes, somando 6%, enquanto Ciro ficou com 5%. Soraya Thronicke (União-MS) teve 1%.
Ambas as pesquisas divulgaram os votos válidos, ou seja, os percentuais já descartadas as intenções de quem declarou voto nulo, em branco ou abstenção. É assim que a Justiça Eleitoral conta os votos na eleição.