Aterrizou em solo nacional na manhã desta quinta-feira (10) o avião da Força Aérea Brasileira (FAB) que trazia 42 brasileiros resgatados e outros 26 refugiados que deixaram a Ucrânia em razão das invasões russas ao país. A aeronave fez um pouso rápido às 6h44 da manhã, em Recife (PE), e seguiu para Brasília, onde os refugiados serão recepcionados pelo presidente Jair Bolsonaro por volta de 12h30.
Entre os refugiados estrangeiros, estão 20 ucranianos, cinco argentinos e um colombiano, além de animais de estimação, sendo dois gatos e oito cachorros. Todos os passageiros resgatados na Operação Repatriação foram recebidos pelo presidente e pela primeira dama, Michele Bolsonaro, e alguns ministros do governo. Todos os resgatados receberão passagens aéreas do governo para seus destinos finais.
Os passageiros comemoraram com aplausos o momento do pouso em solo brasileiro, ainda na capital pernambucana. Assista ao vídeo:
Leia também
No voo de ida foram transportadas 11,6 toneladas de doação para a Ucrânia, que incluem cerca de 9 toneladas de alimentos desidratados de alto teor nutritivo, o equivalente a 360 mil refeições; 50 purificadores de água, com capacidade por volta de 300 mil litros de água por dia; e meia tonelada de insumos essenciais e itens médicos.