O presidente da Câmara, o deputado Arthur Lira (PP-AL), desembarca neste domingo (30) em Brasília depois de votar no seu estado. Segundo informações da coluna de Lauro Jardim, no jornal O Globo, o parlamentar disse a interlocutores que queria estar na capital para acompanhar as apurações dos resultados das eleições.
Arthur Lira quer observar de perto a reação do presidente Jair Bolsonaro (PL), que disputa reeleição, caso ele perca o segundo turno para o ex-presidente Lula (PT). O deputado quer se posicionar contra qualquer tentativa de contestação do resultado, diz a coluna.
Ao longo do mandato e da campanha, o presidente Bolsonaro tem contestado a eficácia do sistema eleitoral brasileiro – ele e seus apoiadores, por exemplo, defendiam a volta do voto impresso mesmo sem nenhuma comprovação sobre fraude nas urnas eletrônicas.
Leia também
Em uma entrevista recente ao SBT, comandada pelo jornalista Carlos Nascimento, o presidente não respondeu se respeitaria o resultado das urnas. “Os militares foram convidados a integrar a comissão de transparência eleitoral, nós temos um comando de defesa cibernética. Se nada for encontrado, você não ter porque duvidar do resultado da urna”, disse o presidente na ocasião.