A diretoria do Podemos confirmou a saída do deputado estadual de São Paulo Arthur do Val do partido. O deputado decidiu deixar a legenda logo após a comissão de ética e disciplina do Podemos acatar um pedido de abertura de processo um processo para avaliar sua expulsão. Esse processo foi movido por lideranças feminas que integram a legenda após vazarem áudios teor sexista proferidos pelo parlamentar ao retornar da Ucrânia.
O conteúdo deste texto foi publicado antes no Congresso em Foco Insider, serviço exclusivo de informações sobre política e economia do Congresso em Foco. Para assinar, clique AQUI e faça uma degustação gratuita de 30 dias.
Também nesta terça-feira (8) o deputado Arthur do Val anunciou que vai se afastar do Movimento Brasil Livre (MBL), da qual foi um dos fundadores.
Leia também
Arthur do Val ainda responde a um processo disciplinar na Assembleia Legislativa de São Paulo, onde pode ter o mandato cassado. Os coordenadores do MBL Renan Santos e Kim Kataguiri (Podemos-SP) afirmam repudiar as falas do político, mas não consideram que estas justifiquem uma perda de cargo eletivo.
Nas áudios vazados Arthur do Val fala a um grupo de amigos ao sair da Ucrânia que as mulheres daquele país, que está em guerra com a Rússia, “são fáceis porque são pobres”.