O candidato do PT à Presidência, Luiz Inácio Lula da Silva, terá um evento no Rio de Janeiro na quinta-feira (7).
Um impasse quanto a quem será o candidato ao Senado na chapa que apoia Lula no estado chegou o comando da campanha a cogitar, na sexta-feira (1), cancelar o evento.
O evento tem a finalidade de selar o apoio de Lula à candidatura do deputado Marcelo Freixo, do PSB, ao governo do Rio. O impasse, no entanto, quanto o apoio ao Senado vem trazendo insatisfações no PSB, e essa seria a razão pela qual pensou-se em cancelar o evento.
O PSB tem como pré-candidato ao Senado o deputado Alessandro Molon, e queria o apoio do PT para essa pretensão. Mas o presidente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) André Ceciliano, do PT, também é pré-candidato e não abre mão de sua pré-candidatura.
As cúpulas dos dois partidos queriam ver a situação resolvida antes do anúncio do apoio a Freixo.
De acordo com pesquisa do Datafolha divulgada no dia 1º de julho, Lula tem no Rio de Janeiro 41% das intenções de voto, contra 34% de Bolsonaro.
Na disputa pelo governo do estado, Marcelo Freixo está empatado com o governador Claudio Castro, do PL, que apoia Bolsonaro. Freixo tem 22% das intenções de voto, e Claudio Castro tem 21%.