A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) passou a recomendar que o governo federal suspenda toda a temporada de cruzeiros no Brasil. O encaminhamento veio em nota técnica endereçada à Casa Civil de Jair Bolsonaro.
“A agência entende que o cenário atual é desfavorável à continuidade das operações dos navios de cruzeiro”, indicou a Anvisa, em nota. “Nesse sentido, com fundamento no princípio da precaução e a partir de todos os dados disponíveis, recomendou a suspensão definitiva da temporada de navios de cruzeiro no Brasil, como ação necessária à proteção da saúde da população.”
Leia a íntegra da nota técnica:
Nas últimas semanas, a Anvisa vem impedindo o funcionamento de alguns cruzeiros operando na costa brasileira, devido a um “exponencial aumento” dos casos de covid-19, nas palavras da própria agência reguladora. Dos 1.177 casos positivos de covid-19 entre tripulantes e passageiros registrados até o dia 6 deste mês, 1.146 deles foram registrados após o natal, um aumento de 3.700%.
Leia também
“Os navios de cruzeiro possuem características bastante específicas, uma vez que transportam um grande número de viajantes que buscam atividades de entretenimento à bordo, em ambientes semiconfinados ou confinados, frequentemente pouco ventilados”, explica a agência na nota. “Soma-se a isso as dificuldades operacionais para que sejam garantidas as medidas de mitigação não farmacológicas de enfrentamento à covid-19, como uso de máscaras e o distanciamento físico entre os viajantes. Esse ambiente, portanto, é bastante propício para a transmissão da covid0–19 entre passageiros e, especialmente, entre tripulantes.”
A Anvisa indica, desde agosto de 2021, a inviabilidade da realização da temporada de cruzeiros no Brasil – realizada com navios de empresas europeias e norte-americanas, que buscam o Brasil na temporada de verão. A proposta de suspender as viagens foi rechaçada pelo governo federal, que vê a proposta como uma vitrine para os ministérios do Turismo e da Infraestrutura.