A cantora Anitta declarou apoio ao deputado Alessandro Molon (PSB-RJ) na disputa ao Senado pelo Rio de Janeiro. A insistência de Molon em manter a candidatura levou o PT do Rio a retirar o apoio a Marcelo Freixo (PSB) na corrida ao governo estadual. O PT reivindica que a vaga para senador cabe ao partido dentro da aliança. O candidato petista é o presidente estadual da sigla e da Assembleia Legislativa, André Ceciliano (PT). Molon, no entanto, diz que não participou de acordo nesse sentido e que tem maiores condições de derrotar o senador Romário (PL-RJ), candidato de Jair Bolsonaro.
O youtuber Felipe Neto criticou a decisão do PT fluminense de declinar do apoio a Marcelo Freixo (PSB-RJ) por causa de Molon.
No Twitter, Anitta afirmou que Molon “deveria lançar sua candidatura logo”. Questionada pelo parlamentar se apoiava a pré-candidatura, Anitta respondeu: “eu voltei do retiro espiritual achando que já tinha um candidato pra votar.. tô te esperando”.
Pois eu voltei do retiro espiritual achando que já tinha um candidato pra votar.. to te esperando
PublicidadeLeia também
Publicidade— Anitta (@Anitta) August 3, 2022
A primeira versão dessa matéria informava que Anitta também havia declarado apoio a Freixo, o que ela negou, por meio do Twitter:
PublicidadeNão apoiei, não. Apoiei o molon. Ainda não me decidi quanto a governador. Ainda estou estudando as opções votáveis
— Anitta (@Anitta) August 3, 2022
Já Felipe Neto caracterizou a decisão do PT como uma “politicagem mesquinha, pequena e vergonhosa”. “Ceciliano é uma vergonha que o PT não deveria sequer ter aceito no partido. Quem é do Rio de Janeiro sabe da procedência desse sujeito”, completou o youtuber.
“O PSB não cumpriu o acordo? Ok. Patético por parte do partido. Mas política não pode ser feita de forma intransigente. PT retirar o apoio ao Freixo é deixar claro que prefere o [Cláudio] Castro ganhando o Rio de Janeiro”, concluiu.
Ceciliano é uma vergonha q o PT não deveria sequer ter aceito no partido. Quem é do RJ sabe da procedência desse sujeito.
E agora o PT rompe com o Freixo pq ele não pode apoiar a candidatura do Ceciliano pro Senado, pois o Molon é do msm partido do Freixo e virou candidato.
— Felipe Neto 🦉 (@felipeneto) August 3, 2022
O PT do Rio de Janeiro aprovou, nessa terça-feira (2), uma resolução para que o partido retire o apoio à candidatura de Marcelo Freixo. “A aventura da candidatura divisionista se manteve, mesmo após o ato na Cinelândia, mesmo após os posicionamentos do próprio Marcelo Freixo, Flávio Dino, Márcio França e Danilo Cabral em defesa da unidade e cobrando o cumprimento do acordo”, afirma o texto aprovado.
Segundo os petistas, os dois partidos costuraram um acordo pelo qual o PSB indicaria o governador do estado e o PT, o candidato ao Senado. No entanto, André Ceciliano aparece em 6º lugar nas pesquisas de intenção de voto, distante dos primeiros colocados.
Segundo pesquisa Ipec divulgada no dia 21 de julho, o senador Romário (PL) lidera com 30% das intenções de voto no Rio de Janeiro. Romário é do mesmo partido que o governador Cláudio Castro e Bolsonaro.
Em segundo lugar está Marcelo Crivella (PRB), com 11%; seguido por Alessandro Molon, com 9%. André Ceciliano registrou 4% das intenções de voto, ficando atrás de nomes como Clarissa Garotinho (União) e Daniel Silveira (PTB), ambos com 6%.