Durante sua participação no programa “Conversa com Presidenciáveis”, do Congresso em Foco, o deputado André Janones (Avante-MG) disse que pretende anunciar o resultado de sua reunião com Lula, agendada para a quinta-feira (04), logo que ela acabar. O encontro servirá para decidir se Janones mantém sua candidatura a presidente ou abre mão em favor do líder petista, que lidera as pesquisas de intenção de voto para as eleições presidenciais deste ano.
O objetivo de Janones com a reunião é negociar com o ex-presidente para que ele abrace as suas propostas de campanha. “A partir do momento em que eu vejo que a minha candidatura, ao menos até essa data, ainda não é viável no ponto de vista eleitoral, ainda não é competitiva, é minha obrigação utilizar essa candidatura para dar visibilidade a pautas que serão esquecidas por outros candidatos”, explicou.
Leia também
A reunião ocorre na véspera do prazo limite do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para o Avante apresentar sua relação de candidatos. Com isso, caso os dois cheguem a um consenso e Lula abrace as propostas de Janones, este passa a concorrer não mais à Presidência da República, mas sim a um segundo mandato como deputado federal.
Com previsão para o encontro acontecer às 15h, Janones anunciou que não planeja dar tempo para que Lula reflita antes de se pronunciar publicamente sobre as propostas. “Seja qual for o resultado, a gente vai tornar ele público logo que se encerrar. A gente já sai de lá com a resposta”, declarou. O deputado ainda espera uma conversa prévia com o ex-presidente para moldar o terreno para as negociações.
Janones conta que seus termos para abrir mão da candidatura incluem não apenas a inclusão integral de suas propostas de campanha, mas também que estas sejam feitas de forma concreta. “Se o Lula acatar a todos os nossos pedidos, 10. Se ele fizer qualquer pedido no sentido de a gente flexibilizar ou retirar alguns pedidos, não tem mais nenhuma possibilidade”, respondeu sobre a chance de abrir mão da candidatura.
PublicidadeA principal bandeira das propostas que Janones planeja levar à reunião é a renda básica universal. Os exemplos citados incluem a transformação do Auxílio Brasil de R$ 600 em um programa permanente, a criação de uma cota dupla do auxílio para mães solo e a inclusão de pessoas inscritas no Cadastro Único entre os beneficiários do auxílio, que hoje conta apenas com a antiga base de dados do extinto Bolsa Família. Defesa dos direitos das pessoas portadoras de deficiência e do acesso ao apoio em saúde mental também são pilares de sua campanha.
O Conversa com os Presidenciáveis tem o apoio da Associação Nacional dos Advogados da União (Anauni), do Buser e da BMJ Consultores Associados. Na última quarta-feira (27) o Congresso em Foco conversou com a senadora Simone Tebet (MS), na primeira entrevista exclusiva dela após ter sido oficializada candidata pelo MDB ao Planalto. Tebet foi também a primeira participante do Conversa com Presidenciáveis. Em breve informaremos data e horário das próximas entrevistas, ainda em fase de agendamento com as respectivas assessorias dos candidatos.
Na última quarta-feira (27) o Congresso em Foco conversou com a senadora Simone Tebet (MS), na primeira entrevista exclusiva dela após ter sido oficializada candidata pelo MDB ao Planalto. Tebet foi também a primeira participante do Conversa com Presidenciáveis. Em breve informaremos data e horário das próximas entrevistas, ainda em fase de agendamento com as respectivas assessorias dos candidatos.
Vídeo: Se eleita, Simone Tebet promete acabar com orçamento secreto