Agentes da Polícia Federal de diferentes estados se reúnem na manhã desta quarta-feira (1º) em frente à sede da Direção-Geral, em Brasília, para protestar a favor do reajuste salarial e da reestruturação da carreira de policial federal. A manifestação é organizada pela Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef), e está prevista para começar a partir das 10h.
Os servidores, agentes e delegados da Polícia Federal possuem a previsão de receber um reajuste salarial de 5% em 2022, valor inferior à inflação e abaixo do prometido pelo governo no final de 2021. Na elaboração do orçamento estava previsto o reajuste completo da categoria, mas isso implicaria em não conceder reajustes aos demais setores do serviço público federal: medida que desagradou dezenas de sindicatos, que deflagraram greve em janeiro.
Marcus Firme, presidente da Fenapef, considera que “o movimento reforça a cobrança já feita ao governo federal de cumprimento das promessas de reestruturação da categoria”. O líder sindical afirma que o reajuste depende apenas de vontade política do governo, mas garante que o serviço da PF não será interrompido pelos protestos.