Durante sua participação para o programa “Conversa com Presidenciáveis”, do Congresso em Foco, o candidato André Janones (Avante-MG) disse que pretende anunciar o resultado de sua reunião com Lula, agendada para a quinta-feira (04), logo que ela acabar. O encontro servirá para decidir se Janones mantém sua candidatura ou abre mão em favor do líder petista, que lidera as pesquisas de intenção de voto para as eleições presidenciais deste ano.
O objetivo de Janones com a reunião é negociar com o ex-presidente para que ele abrace as suas propostas de campanha. “A partir do momento em que eu vejo que a minha candidatura, ao menos até essa data, ainda não é viável no ponto de vista eleitoral, ainda não é competitiva, é minha obrigação utilizar essa candidatura para dar visibilidade a pautas que serão esquecidas por outros candidatos”, explicou.
Leia também
Veja aqui a íntegra da entrevista.
A reunião ocorre na véspera do prazo limite do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para o Avante apresentar sua relação de candidatos. Com isso, caso os dois cheguem a um consenso e Lula abrace as propostas de Janones, este passa a concorrer não mais à Presidência da república, mas sim a um segundo mandato como deputado federal.
Com previsão para o encontro acontecer às 15h, Janones anunciou que não planeja dar tempo para que Lula reflita antes de se pronunciar publicamente sobre as propostas. “Seja qual for o resultado, a gente vai tornar ele público logo que se encerrar. A gente já sai de lá com a resposta”, declarou. O deputado ainda espera uma conversa prévia com o ex-presidente para moldar o terreno para as negociações.
PublicidadeJanones conta que seus termos para abrir mão da candidatura incluem não apenas a inclusão integral de suas propostas de campanha, mas também que estas sejam feitas de forma concreta. “Se o Lula acatar a todos os nossos pedidos, 10. Se ele fizer qualquer pedido no sentido de a gente flexibilizar ou retirar alguns pedidos, não tem mais nenhuma possibilidade”, respondeu sobre a chance de abrir mão da candidatura.
A principal bandeira das propostas que Janones planeja levar à reunião é a renda básica universal. Os exemplos citados incluem a transformação do Auxílio Brasil de R$ 600 em um programa permanente, a criação de uma cota dupla do auxílio para mães solo e a inclusão de pessoas inscritas no Cadastro Único entre os beneficiários do auxílio, que hoje conta apenas com a antiga base de dados do extinto Bolsa Família. Defesa dos direitos das pessoas portadoras de deficiência e do acesso ao apoio em saúde mental também são pilares de sua campanha.
O Conversa com os Presidenciáveis tem o apoio da Associação Nacional dos Advogados da União (Anauni), do Buser e da BMJ Consultores Associados. Na última quarta-feira (27) o Congresso em Foco conversou com a senadora Simone Tebet (MS), na primeira entrevista exclusiva dela após ter sido oficializada candidata pelo MDB ao Planalto. Tebet foi também a primeira participante do Conversa com Presidenciáveis. Em breve informaremos data e horário das próximas entrevistas, ainda em fase de agendamento com as respectivas assessorias dos candidatos.