O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2023 teve como os principais participantes os estudantes da rede pública de educação. Segundo dados do Ministério da Educação (MEC), os estudantes de escolas públicas foram 65,9% dos inscritos e 70,9% dos que realizaram o exame.
O MEC e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) apresentaram nesta terça-feira (16) os resultados do Enem 2023.
Assista:
O Enem 2023 teve um total de mais de 4 milhões de inscritos, mas somente 2,7 milhões de participantes. Ou seja, 68% das pessoas que se inscreveram realmente fizeram as provas. Houve alta em relação a inscritos em quase 10% em relação a 2022.
“Há um esforço do Inep e do MEC para trazer de novo os jovens e os demais egressos do Ensino Médio para participar deste processo de seleção, para participar do Enem”, disse Rubens Lacerda, diretor de Avaliação da Educação Básica. “Então a gente tá começando um movimento de subida novamente”.
Leia também
Também segundo o MEC, um dos esforços da pasta será fazer com que o percentual de jovens que estão no ano de conclusão do Ensino Médio e realizam o Enem aumente nos próximos anos. Em 2023, os alunos concluintes da rede pública representaram 46,7% dos participantes do exame. Em 2022, o percentual foi menor, de 38,1%.
O ministro da Educação, Camilo Santana, afirmou que o programa de incentivo para a conclusão do Ensino Médio, com o pagamento de bolsas, também irá incluir um estímulo para a realização do Enem por parte desses estudantes. O presidente Lula (PT) deve sancionar o programa ainda nesta terça-feira (16).
O Enem é a principal forma de acesso ao Ensino Superior. As notas são usadas como requisito de entrada em universidades brasileiras e portuguesas, além de acesso ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e ao Programa Universidade para Todos (ProUni).
Segundo o Inep, 53% dos concluintes do Ensino Médio tiveram uma nota acima da nota de corte de 25% dos cursos para entrada na universidade via ProUni e 43% acima do corte via Sisu.
Redação
A redação do Enem 2023 terminou com 60 pessoas com nota mil, a nota máxima da avaliação. Em 2022, foram 18 mil notas. Quatro das pessoas que tiraram a nota máxima são da rede pública de ensino.
“Nós entendemos que a principal razão para isso é o tema desse ano, que é um tema relevante socialmente, discutido amplamente, isso permitiu que as pessoas tivessem essa condição para discutir esse tema com uma certa fluidez”, disse Lacerda.
O tema da prova regular foi “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”. Já na reaplicação do Enem, o tema foi “Desafios para a (re)inserção socioeconômica da população em situação de rua no Brasil”.
Resultados individuais
Os resultados individuais do Enem estão disponíveis na Página do Participante. O acesso é feito com o gov.br, com o CPF e senha do participante.
As inscrições para o Sisu começam em 22 de janeiro. São 264.360 vagas para o ensino superior, incluindo universidades federais, como a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e estaduais, como a Universidade do Estado da Bahia (Uneb).
Já o ProUni oferece bolsas com 100% de desconto ou 50% de desconto para o acesso ao Ensino Superior particular a partir da nota do Enem. O edital do ProUni será publicado na quarta-feira (17).