Pousou na Base Aérea de Guarulhos (SP), às 6h06 desta segunda-feira (14), o quinto voo da Força Aérea Brasileira (FAB) com brasileiros repatriados do Líbano. Estavam a bordo 220 pessoas e dois animais de estimação.
A operação Raízes do Cedro, que iniciou no dia 5 de outubro quando a aeronave KC-30 decolou de Portugal em direção ao Líbano, já repatriou 1.105 brasileiros e 14 animais do país. Além de ter transportado 43 toneladas de donativos, como insumos hospitalares e alimentos, para o apoio às vítimas dos bombardeios de Israel no Líbano.
Entre os passageiros, estão brasileiros, estrangeiros, parentes de primeiro grau dos cidadãos do país e estrangeiros que são transportados pela FAB a pedido dos governos de seus países. A operação tem priorizado mulheres, crianças, idosos e brasileiros que não moram no Líbano. De acordo com o governo federal, cerca de 20 mil brasileiros residem no Líbano, aproximadamente 3 mil solicitaram o retorno ao Brasil.
O conflito entre Israel e Líbano é um desdobramento do conflito em Gaza. Grupos do Iêmen, do Iraque e do Líbano têm lançado ofensivas contra Israel em represálias aos bombardeios na Faixa de Gaza, chamada de resistência libanesa (uma coalizão de sete grupos político-militares liderados pelo Hezbollah).
Leia também